Dra. Marina Toledo

O que são, causas, sintomas e tratamentos?

O que são as Varizes nas Pernas?

Varizes nas pernas são veias que estão doentes e não conseguem cumprir a sua função de levar o sangue de volta dos pés para o coração, por isso é chamada também de insuficiência venosa.

Devido a força da gravidade o sangue desce e se acumula nas pernas, tornando essas veias dilatadas, tortuosas e aparentes. 

Saiba tudo sobre os tratamentos mais modernos: https://dramarinatoledo.com.br/laser-para-varizes/

Varizes nas pernas

As varizes se formam quando ocorre um processo degenerativo da parede do vaso ou falha nas suas válvulas internas.

O fluxo sanguíneo venoso que deveria ser unidirecional para cima passa a apresentar um refluxo para baixo, aumentando a pressão exercida dentro do veia e causando a sua dilatação. 

É uma doença crônica, progressiva e quando não tratada pode levar a complicações graves.

Qual o Médico que Trata Varizes nas Pernas?

O médico especialista em varizes nas pernas é o Angiologista e Cirurgião Vascular.

Clique aqui e saiba mais sobre a especialidade Angiologista e Cirurgiã Vascular

Médica Vascular
Marina Toledo

Dra. Marina Toledo é Médica de Varizes em SP especialista em Varizes nas Pernas. Atende atualmente na sua clínica particular no coração de São Paulo, próxima à Avenida Paulista.

Atua em todas as áreas da angiologia e cirurgia vascular com foco em tratamentos modernos para varizes a laser.

A Dra. Marina é uma profissional singular na área vascular, com uma série de diferenciais que a destacam em seu campo de atuação. Sua formação e experiência abrangem tanto a prática clínica quanto a cirurgia, o que a torna uma médica completa e versátil. 

Veja o que pacientes que já se consultaram com a Dra Marina estão falando sobre o seu atendimento:

Também é Pós graduada na área de ecografia vascular com Doppler, permitindo a realização dos exames de imagem complementares dos seus próprios pacientes no momento da consulta. 

Sua expertise nessa área significa que ela é capaz de não apenas realizar diagnósticos precisos, mas também utilizar essas imagens para orientar o tratamento dos pacientes e acompanha-los.

Essa combinação de diagnóstico e tratamento é um diferencial que permite uma abordagem mais abrangente e eficiente.

Veja depoimentos reais de pacientes que já se consultaram com a Dra Marina Toledo no link a seguir: https://goo.gl/maps/UpP61wQpCFvZzRpr7

O que Causa Varizes nas Pernas?

É uma doença multifatorial, ou seja, causada por diversos fatores que podem estar associados. O seu principal fator de risco é a predisposição genética, mas outros fatores estão frequentemente presentes como os hormônios femininos e o estilo de vida inadequado. 

Varizes nas pernas
  • Genética: o maior risco de desenvolver varizes está relacionado com o componente hereditário, podendo chegar até 90% a chance de uma pessoa ser portadora caso ambos os pais possuam a doença.  
  • Hormonal: os hormônios femininos atuam diretamente no relaxamento da parede venosa, devido a isso a doença acomete mais mulheres que homens e o uso hormonal através de implantes e pílulas anticoncepcionais podem piorar o quadro. Além disso nota-se piora importante durante a gestação, momento em que a mulher está mais exposta aos hormônios.
  • Idade: acomete com frequência jovens com predisposição genética, mais de 35% da população adulta brasileira possui algum grau de insuficiência venosa. Por ser uma doença crônica e progressiva a incidência é ainda maior com o passar dos anos, chegando a acometer 70% da população idosa.
  • Estilo de vida: estudos demonstram que trabalhar por longos períodos em pé, assim como o sedentarismo e a obesidade podem aumentar o risco do surgimento de varizes. Esses fatores dificultam o retorno venoso dos pés para o coração favorecendo o acúmulo de sangue nas pernas e a dilatação venosa.
  • Múltiplas gestações: durante a gravidez além da variação hormonal, o aumento da quantidade de sangue circulante para suprir as necessidades do bebê e a compressão exercida pelo útero nos vasos abdominais também contribuem para o surgimento de novas varizes e piora daquelas previamente existentes.  É muito comum durante esse período o surgimento de varizes em outros locais     como vulva e ânus, mas estas costumam regredir espontaneamente após o puerpério. 
  • Trauma/Trombose venosa local: tanto o trauma quanto a própria trombose venosa podem levar à danificação das válvulas internas das veias e ao surgimento de varizes.
  • Síndrome de May-Thurner/Cockett: também conhecida como compressão iliocaval, consiste na compressão da veia ilíaca pela artéria ilíaca, afetando mais comumente o membro inferior esquerdo, podendo causar varizes pélvicas (internas), inchaço, dor, trombose e varizes no membro inferior unilaterais.

Como sei se tenho Varizes nas Pernas? Quais os Sintomas?

Os sintomas das varizes nas pernas variam desde quadros assintomáticos até incapacitantes, dependendo da gravidade da insuficiência venosa e do próprio indivíduo.

É comum encontrar homens que apesar de apresentarem um estágio avançado da doença não tenham sintomas, e mulheres que mesmo em estágios iniciais tenham muitas queixas. Quando presentes os sintomas são: 

  • Dor, inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas: pioram ao final do dia (principalmente após longos período em pé ou sentado), em dias mais quentes e nas mulheres no período pré-menstrual. Melhoram com caminhadas e elevação dos membros.
  • Queimação, cãibras, formigamento e coceira nas pernas: podem estar relacionados com outras causas mas estão frequentemente presentes em portadores da insuficiência venosa crônica independente do seu estágio. 
  • Comprometimento estético e baixa autoestima: presente em ambos os sexos, porém é mais comum encontrarmos mulheres portadoras de varizes ou vasinhos aparentes que não se sentem à vontade para mostrar as pernas mesmo em estágios mais iniciais da doença, muitas vezes interferindo na escolha da roupa, levando a perda da liberdade e baixa autoestima, o que impacta diretamente no desempenho geral do indivíduo e no seu bem estar.
vasinho nas pernas

Homens também precisam Tratar as Varizes nas pernas?

Sim!

Varizes é uma Doença e não apenas um questão estética. É muito comum que os homens demorem para procurar o Vascular por não sentirem dor, o que permite que a doença progrida, podendo chegar a estágios avançados e complicações graves como tromboses, feridas, inchaço nas pernas e sangramentos.

E quem não sente dor, precisa tratar as Varizes nas Pernas?

O estágio da doença não é proporcional aos sintomas, isso significa que pacientes em estágios avançados podem não sentir nenhum tipo de dor nas pernas. Se você notou alguma alteração vascular nas suas pernas, não deixe de procurar uma Médica Vascular para realizar sua avaliação.

Tratar as varizes em seus estágios iniciais é mais fácil, rápido, barato, e com melhores resultados funcionais e estéticos.

Varizes Pélvicas, será que eu tenho?

As varizes também podem surgir em outros locais como na região pélvica de forma isolada ou associada com as varizes das pernas. 

Consistem em veias dilatadas e tortuosas na região da pelve, afetando principalmente as mulheres. Essas varizes não são visíveis a olho nú e podem causar desconforto significativo e em casos mais graves, levar a complicações graves.

  • O principal sintoma desse problema é dor na pelve, que geralmente piora com a posição em pé ou sentada por longos períodos de tempo.
  • Além da dor, as varizes pélvicas podem causar outros sintomas, como sensação de peso na pelve, inchaço abdominal, dor durante as relações sexuais e alterações no ciclo menstrual.
  •  As varizes pélvicas podem levar a complicações como a trombose venosa profunda, causar varizes nas pernas e em casos raros levar à infertilidade.

O diagnóstico das varizes pélvicas é realizado por meio de exames de imagem, como ultrassonografia Doppler e ressonância magnética. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento pode ser realizado de diversas formas, dependendo do caso específico de cada paciente. 

É uma doença pouco difundida até mesmo no meio médico e por isso sub diagnosticada.

A Dra Marina Toledo é especialista também no tratamento e varizes pélvicas. Se você apresenta algum desses sintomas, procure a sua médica vascular.

Para saber mais sobre varizes pélvicas acesse o link a seguir: https://www.scielo.br/j/jvb/a/sH9JwSJyGGn3Bf5WDfW5CRH/

Varizes Pode Causar Trombose?

Sim! Uma das principais complicações das varizes é o acúmulo de sangue dentro da veia, que pode ocasionar a formação de um coágulo (trombo), levando a obstrução do fluxo sanguíneo e migração deste trombo para os pulmões, mais conhecida como embolia pulmonar. Saiba mais sobre as complicações das Varizes a seguir.

É Perigoso ter Varizes? Quais as Complicações?

Varizes nas pernas não é apenas uma questão estética, é uma doença crônica, progressiva e quando não tratada pode levar a complicações graves. 

Principais complicações:

  • Trombose venosa profunda (TVP) a dificuldade do sangue retornar ao coração causa seu acúmulo dentro da veia aumentando o risco desse sangue coagular e obstruir a fluxo sanguíneo, o que chamamos de trombose.

Quando esse coágulo se forma em veias profundas chamamos de trombose venosa profunda(TVP) e deve ser tratada imediatamente devido o risco de evoluir para uma embolia pulmonar potencialmente fatal. 

trombose na perna
  • Tromboflebite: quando esse mesmo coágulo se forma em veias mais superficiais chamamos de tromboflebite, quadro de menor gravidade mas que também merece atenção especial.
  • Manchas escurecidas (dermatite ocre): geralmente surgem próximas aos tornozelos e pés. O aumento da pressão sanguínea dentro da veia leva ao extravasamento do sangue para o tecido subcutâneo e pele, causando danos teciduais muitas vezes irreversíveis.
  • Feridas (úlcera varicosa): geralmente surgem próximas aos tornozelos e às manchas escurecidas citadas acima. Os danos teciduais causados pelo extravasamento sanguíneo para a pele e tecido subcutâneo podem causar uma grande inflamação e formação de ferida local.
  • Sangramentos (varicorragia): ocasionalmente veias varicosas e até mesmo vasos menores podem se romper causando sangramentos importantes. É preciso saber que esse tipo de complicação requer atendimento médico de urgência. 
  • Hematomas: quando os vasos se rompem internamente pode surgir manchas roxas e doloridas à palpação chamadas de hematomas.

Quais os 6 estágios das varizes nas pernas?

A presença de varizes nas pernas fazem parte de uma síndrome chamada de insuficiência venosa crônica que pode se manifestar em diferentes estágios clínicos diferentes.

É uma doença crônica, progressiva e com tendência a piora ao longo dos anos, sendo classificada clinicamente (CEAP) em graus de menor gravidade(C-0) ao de maior gravidade (C-6).

0. Sem sinais aparentes da doença

  1. Telangiectasias e veias reticulares (vasinhos)
  2. Varizes (veias dilatadas, salientes e tortuosas)
  3. Edema (inchaço)
  4. Dermatite ocre/eczema (alteração da pele)
  5. Úlcera varicosa cicatrizada (ferida cicatrizada)
  6. Úlcera varicosa em atividade (ferida aberta)
Classificação CEAP úlcera varicosa

Qual a diferença das varizes, veias reticulares e vasinhos?

  • Varizes são veias maiores, tortuosas e saltadas na perna, com diâmetro maior que 3mm.
  • Veias reticulares são veias intermediárias, geralmente esverdeadas, não saltadas, com diâmetro entre 1-3mm.
  • Vasinhos são veias menores, geralmente vermelhas ou azuladas, não saltadas, com diâmetro menor que 1mm.

Como fazer o diagnóstico das Varizes nas Pernas?

O diagnóstico é feito por um médico Angiologista e Cirurgião Vascular.

História clínica detalhada dos sintomas e queixa do paciente, exame físico minucioso com o uso da realidade aumentada e a realização do ultrassom Doppler venoso das pernas para avaliar as veias mais profunda. O Ultrassom Doppler deve ser realizado de preferência pelo Médico Vascular que irá realizar o seu tratamento, para uma avaliação mais precisa e um tratamento mais seguro.

Clique aqui e saiba tudo sobre Ultrassom Doppler Vascular

Essas são etapas indispensáveis que devem ser realizadas preferencialmente pelo mesmo médico para que seja possível uma visão completa do indivíduo.

Doppler vascular para varizes nas pernas

A Dra. Marina Toledo é Angiologista e Cirurgiã vascular em SP especialista no tratamento de varizes nas pernas.

Também possui capacitação em procedimentos endovasculares e em ultrassom Doppler vascular, além de atualização constante em congressos internacionais, o que permite uma visão completa do indivíduo e um diagnóstico preciso com foco nos mais modernos tratamentos disponíveis no mundo e nos melhores resultados.

Saiba mais sobre ultrassom vascular aqui:https://dramarinatoledo.com.br/ultrassom-doppler-vascular/

Tratamento de varizes é apenas ESTÉTICO?

Não! Varizes e vasinhos fazem parte dos sinais de uma doença genética, crônica, progressiva e quando não tratada pode levar a complicações graves e por isso deve ser tratada.

Entretanto essa doença possui também repercussões estéticas que acabam por vezes sendo o motivo principal para que o paciente procure ajuda.

Devemos reforçar que a repercussão estética é importante e pode trazer prejuízos sociais e emocionais para o indivíduo, com perda da liberdade, autoestima e bem estar.

Por este motivo não devemos subestimar o benefício de cuidarmos da nossa aparência e autoconfiança que comprovadamente proporciona melhora da nossa saúde física e mental.

Tenho varizes nas pernas, e agora, preciso operar?

Não necessariamente irá precisar de uma cirurgia, mas com certeza você irá precisas de uma consulta com o Vascular.

Por ser uma doença crônica e progressiva, o tratamento da doença vai ser baseado no estágio em que ela se encontra.

Felizmente com o avanço da tecnologia e da medicina, tratamentos modernos a laser surgiram para substituir a cirurgia, de forma menos invasiva e sem necessidade de cortes ou repouso.

O primeiro passo será agendar uma avaliação com a médica vascular. Após uma consulta detalhada, o tratamento clínico deve ser orientado para aqueles pacientes com predisposição genética e o plano de tratamento elaborado para as suas varizes nas pernas de forma individual.

Dra Marina Toledo

Tenho poucas Varizes, quando devo começar a Tratar?

Quanto antes iniciarmos o seu tratamento, mais fácil, mais rápido, mais barato e melhores resultados estéticos/funcionais você terá. Aos primeiros sinais e sintomas procure uma Médica Vascular.

Qual o Tratamento Clínico das Varizes nas Pernas?

Algumas medidas clínicas auxiliam a aliviar sintomas e prevenir complicações graves da doença, entretanto veias que estão doentes não são passíveis de cura com essas medidas.

Pacientes com múltiplas doenças graves ou sem condições sociais para realizar procedimentos podem se beneficiar:

  • Uso diário de meia elástica compressiva.
  • Períodos de repouso com as pernas elevadas ao longo do dia.
  • Evitar longos períodos em pé parado ou sentado.
  • Fortalecimento das panturrilhas com a prática de atividade física.
  • Flebotônicos: cremes tópicos e medicações via oral para alívio de sintomas.
  • Manter o peso adequado

Retirada da Veia Safena, quando é necessário?

A cirurgia de retirada da veia safena não é mais a primeira escolha de tratamento desta veia por ser um procedimento invasivo com cortes e menos precisos que as técnicas modernas.

Atualmente a melhor opção, mais eficaz e mais segura para o tratamento de veias sanefas doentes é a termoablação endovenosa com Laser ou Radiofrequência, procedimento sem cortes, preciso, e com menor risco de complicações.

As veias sanefas só devem ser tratadas quando apresentarem insuficiência venosa ao Ultrassom Doppler Vascular e estiverem associadas a queixas do paciente ou sinais clínicos da doença varicosa.

Se eu tratar a minha Veia Safena com Laser, como vou viver sem ela?

Apenas realizamos o tratamento da veia safena quando ela está tão doente que perdeu a sua função de realizar o retorno venoso, logo seu corpo não sentirá falta, e sim um alívio de dores, inchaços e outros sintomas relacionados com essa doença.

Possuímos um sistema venoso complexo, e seu sangue será transportados por outras dezenas de veias presentes nas suas pernas, veias do sistema venoso profundo, superficial e perfurantes que ainda estão saudáveis e cumprindo a suafunção. Além disso, possuímos 3 veias sanefas em cada perna, e caso tenha que eliminar alguma delas com a termoablação, você ainda terá as outras.

6 Tratamentos diferentes para Eliminar as Varizes nas Pernas!

É sempre importante ressaltar que cada paciente possui as suas singularidades e deve ser avaliado individualmente de forma detalhada para que o especialista defina a melhor técnica para o seu caso.

Devido a heterogeneidade da doença, é comum que sejam associadas diferentes técnicas para que os melhores resultados sejam alcançados.

  • Laser transdérmico para microvarizes e vasinhos: com o avanço da tecnologia é possível hoje reduzir as intervenções cirúrgicas em até 80% dos casos através da técnica CLaCS, laser transdérmico combinado com o resfriador de pele e a escleroterapia líquida, no próprio consultório médico. O procedimento consiste na oclusão de varizes e vasinhos com a emissão de pulsos de luz que penetram no corpo e são absorvidos pelo sangue, sem necessidade de cortes, sem repouso, rápido e eficaz.
Varizes nas pernas
  • Laser endovenoso para varizes e veias safenas: consiste no tratamento de veias mais calibrosas através do calor emitido por uma fibra de laser introduzida dentro das varizes guiada por ultrassom. A termoablação da veia safena doente com laser/radiofrequência é considerada por trabalhos científicos internacionais “padrão ouro”, ou seja, a melhor técnica que existe hoje no mundo.
Varizes nas pernas
Clique aqui e saiba mais sobre Laser para Varizes nas pernas
  • Escleroterapia líquida para vasinhos nas pernas: consiste na injeção de determinados medicamentos chamados de “esclerosantes” dentro do vaso de modo a destruí-lo. Quando associada ao laser transdérmico conseguimos tratar as veias nutridoras mais profundas alcançando resultados mais rápidos e duradouros .
Varizes nas pernas
  • Escleroterapia com espuma para varizes nas pernas: consiste na injeção de uma substância esclerosante misturada com ar no interior das veias doentes para promover o seu fechamento. É uma opção minimamente invasiva porém para casos específicos devido seu alto índice de manchas e outras complicações. Não deve ser realizada de rotina para pacientes com queixa estética.
Varizes nas pernas
  • Microcirurgia de varizes nas pernas: consiste na retirada das veias varicosas superficiais através de microincisões na pele que ficam imperceptíveis com o tempo na maioria dos casos.
Cirurgia de Varizes nas pernas
  • Retirada cirúrgica da veia safena (safenectomia): consiste em técnica invasiva realizada apenas no hospital através de incisões maiores com recuperação pós operatória mais lenta e dolorida. Essa técnica vem sendo substituída no Brasil e no mundo pelo tratamento a laser sem cortes e sem necessidade de repouso, não sendo a técnica de primeira escolha recomendada pelos últimos guidelines.
Varizes nas pernas

Qual o Melhor a Mais moderno Tratamento Para Varizes?

O que existe de melhor, mais moderno e menos invasivo para o tratamento das varizes os dias de hoje são as técnicas com Laser e Radiofrequência que evitam 80% das cirurgias. Saiba mais sobre essas tecnologias aqui:https://dramarinatoledo.com.br/laser-para-varizes/

A Dra Marina é especialista em tratamentos modernos a Laser e Radiofrequência para varizes nas pernas.

Antes e depois varizes

A atualização constante em cirurgia vascular é de extrema importância para os profissionais desta área. A Dra. Marina tem como uma de suas principais prioridades a busca constante pela atualização em sua especialidade.

Ela compreende a importância de se manter atualizada diante dos avanços tecnológicos, das novas técnicas cirúrgicas e das pesquisas científicas em sua área de atuação.  

Dra Marina Toledo Vascular

Além disso, a Dra. Marina é uma pesquisadora ativa, constantemente envolvida em estudos clínicos e pesquisas científicas na área de cirurgia vascular, tendo sido premiada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) em uma de suas pesquisas.

Ela busca atualizar suas práticas clínicas com base nas evidências científicas mais recentes, a fim de proporcionar tratamentos eficazes e seguros aos seus pacientes.

Quais os Cuidados durante o Tratamento de Varizes nas Pernas?

  • A maioria dos tratamentos modernos minimamente invasivos para varizes não exigem repouso, podendo o paciente manter as suas atividades normais. 
  • Em alguns casos será necessário o uso de meia elástica compressiva 20-30mmHg por um curto período de tempo e medicação anticoagulante profilática. 
  • O maior cuidado necessário será evitar a exposição solar das pernas. Pacientes com tons de pele mais susceptíveis a manchas como negras e orientais devem tomar alguns cuidados extras como uso de cremes e venotônicos específicos durante o tratamento.

As Varizes nas Pernas Voltam?

O que fazer para prevenir?

As varizes nas pernas que foram tratadas de forma adequada não voltam, entretando por ser uma doença hereditária e crônica, a depender da sua predisposição genética e de outros fatores como seu estilo de vida, podem surgir novas veias doentes ao longo dos anos.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas por você para evitar a recidiva precoce após o tratamento ou a evolução para quadros avançados: 

  • Manter o estilo de vida saudável com controle de peso, prática regular de atividade física.
  • Visitas preventivas a sua médica vascular são fundamentais. Deve ser mantido um acompanhamento constante, dessa forma é possível realizar medidas preventivas e manutenções periódicas em casos já tratados, controlando a doença e evitando cirurgias futuras.
  • Recomenda-se também evitar certas medicações hormonais e cessar o tabagismo.
 prevenção de Varizes nas pernas

A Dra. Marina Toledo é médica vascular especialista no tratamento moderno de varizes nas pernas e dispõe das melhores e mais atuais tecnologias na própria clínica, o que permite a otimização do seu tempo com a realização de exames necessários para o diagnóstico durante a própria consulta médica.

Este é o cenário ideal para que seja possível realizar a escolha da melhor técnica para cada caso, proporcionando um tratamento mais rápido, preciso e com maior índice de sucesso.

Dra Marina Toledo

Sob seus cuidados, pacientes com varizes nas pernas podem esperar uma abordagem compassiva, tratamento avançado e resultados positivos.

Sua dedicação em fornecer um atendimento de qualidade e sua constante atualização em relação às mais recentes inovações na área garantem que seus pacientes estejam em boas mãos ao buscar tratamento para seus problemas vasculares em São Paulo.